O Vélez Sarsfield terminou neste sábado sua participação no Torneio Clausura do futebol argentino com um empate em 0 a 0 contra o Rosário Central e conseguiu a sexta vaga argentina para a Copa Sul-Americana, que será disputada no segundo semestre deste ano.
As outras equipes que tinham conseguido anteriormente a classificação para o torneio são Independiente, Newell's Old Boys, Estudiantes, Argentinos Juniors e Banfield.
Pela primeira vez na história da Sul-Americana não participarão os times mais populares da Argentina, Boca Juniors e River Plate, que não conseguiram a classificação, imposta como uma novidade na competição este ano, já que anteriormente eram convidados.
Nas partidas disputadas este sábado na rodada de encerramento do Clausura, o Independiente de Avellaneda derrotou o Lanús por 1 a 0 com gol de Ignacio Piatti.
O River Plate se despediu da competição com uma humilhante derrota em seu estádio por 5 a 1 para o modesto Tigre.
Com nove derrotas em 19 rodadas e apenas 22 pontos de 57 possíveis, a equipe fechou uma das piores temporadas de sua centenária história, já que no Apertura disputado no segundo semestre de 2009 somou somente 21 pontos.
Com o sonoro tropeço deste sábado, a equipe dirigida pelo técnico Ángel Cappa ficou na 13ª colocação e pode cair uma mais se o Colón de Santa Fé derrotar no domingo o Estudiantes de La Plata.
O Gimnasia y Esgrima la Plata e o rebaixado Atlético Tucumán empataram por 3 a 3, enquanto o Racing venceu fora de casa o Chacarita Juniors por 2 a 1.
As equipes que por causa de sua baixa média de pontos nas três últimas temporadas deverão disputar a Promoção são Rosario Central e Gimnasia y Esgrima La Plata contra os times da Segundona All Boys e Atlético Rafaela, respectivamente.
O campeão do Clausura sai este domingo. O líder Argentinos Juniors visitará o Huracán, e o segundo a um ponto, Estudiantes de la Plata, jogará na cidade de Santa Fé contra o Colón.